Depressão na Adolescência: Causas, Sintomas, Como Tratar...

Depressão na adolescência ❤️ sintomas, tratamentos e cura

Depressão na Adolescência – Como se livrar da depressão nessa fase tão complicada da vida?

Quem nunca ouviu: “Você está grande demais para fazer isso!” ou “ Você ainda não tem idade para fazer aquilo!” Se você nunca ouviu , então não sabe o que é ser adolescente!

Na adolescência, nos deparamos com a fase do “não ser”, você não é criança, nem adulto. Então, o que determina essa fase? Perguntas, questionamentos, dúvidas, mudanças corporais, são tantas informações que, muitas vezes os jovens não estão preparados para administrá-las.

Possíveis Causas da Depressão na Adolescência

Durante a adolescência, o organismo sofre muitas alterações hormonais. Ocorrem também, mudanças no corpo, no comportamento e começam os questionamentos mais intensos. A estrutura física se modifica, pelos começam a “brotar” e aqueles meninos que na infância não eram interessantes, agora começam a se tornar os “gatinhos” da escola. Essas e outras mudanças podem ser determinantes para o desenvolvimento da fase adulta.

Contudo, quando o adolescente começa a apresentar mudanças de humor frequentes, irritação, tristeza, alterações do apetite, insônia e isolamento excessivo, deve-se acender o sinal de alerta. Por outro lado, em alguns momentos sentir-se ansioso, com alterações no humor e irritação, faz parte dessa fase, mas se perceber que isso está durando muitas semanas ou meses , pode ser o momento de procurar ajuda, pois pode-se estar entrando em depressão.


Recomendamos



Como tratar os sintomas

Vale ressaltar que, alguns fatores são primordiais para o bom desenvolvimento da adolescência, bem como, uma boa estrutura familiar, cuidados com a saúde e a fé*.

Segundo alguns especialistas no assunto, famílias estruturadas e que oferecem suporte emocional aos filhos, conseguem minimizar os efeitos estressantes da adolescência.

O Esporte ajuda a tratar a depressão na adolescência
Esporte para superar a depressão na adolescência

Compreender que este jovem está passando por um período de mudanças, de auto afirmações e convicções e que poderão acarretar em comportamentos nunca vistos antes, fará com que ele possa elaborar melhor suas emoções.

Colocar-se disponível para que este possa ser acolhido em todos os seus questionamentos, oferece o amparo necessário para que se desenvolva e saiba lidar da melhor forma possível com os desafios que a vida irá lhe oferecer.

Não podemos deixar de ressaltar, a importância da prática regular de esportes para a saúde mental e física. A atividade física ajuda a ter maior domínio do corpo que está em transformação. Trazendo assim, inúmeros benefícios como, a diminuição do estresse, da ansiedade, a regularização do sono, e claro a autoestima (Que nunca é demais!).

Na maioria das vezes, quando há interesse legítimo pelo esporte, o jovem se empenha para ter hábitos saudáveis na alimentação, evita o uso de drogas, cigarro e álcool, levando-o à uma melhor qualidade de vida. Aqueles que praticam atividades físicas em equipe, ainda se favorecem das relações interpessoais.

A fé ajuda superar a depressão
Fé para superar a depressão na adolescência

No que se refere a fé, esta, também exerce um papel fundamental durante toda a vida. Pesquisas na área de neurociência mostram que, o cérebro durante a oração produz reações no lobo frontal, responsável pela concentração e a atenção, também foi percebido que, o sistema límbico, responsável pelas emoções, fica mais ativo. A Fé, muitas vezes, traz uma perspectiva de futuro e conforto emocional. Embora a prática esteja relacionada à sentimentos de paz e relaxamento físico, os benefícios cognitivos e psicológicos também são percebidos. Sem falar na identificação com outros jovens que, passam pelos mesmos questionamentos e dúvidas, podendo assim, se identificar com o grupo e dividir suas angústias e preocupações, amenizando o furacão de emoções e ansiedades que a adolescência traz.

Saiba também Tudo sobre o Suicídio e como se curar dessa doença.


Entre Para Nosso Grupo de Notícias no Whatsapp



Por todos esses aspectos, para se combater os sintomas da depressão na adolescência, conclui-se que, a compreensão da família, o suporte emocional , a prática de esportes e a Fé , são pilares essenciais para ajudar o adolescente a lidar melhor com essa fase. Estes, são fundamentais para a construção de um adulto mais independente e seguro de suas ações e emoções. Afinal, ser adolescente, também proporciona uma enormidade de descobertas e realizações , que deixarão lembranças para a vida toda, sendo assim, curta essa fase da melhor forma e se precisar, não tenha vergonha de pedir ajuda!

Depressão na Adolescência foi Escrito por: Ana Carolina de Paiva Lima
Fan Page: https://www.facebook.com/psicologacarollima/
Revisão: Luziane da Silva Souza

( Fé* – Estudos mostram que os benefícios da fé à saúde têm embasamento científico. Devotos vivem mais e são mais felizes que a média da população. Após o diagnóstico de uma doença, apresentam níveis menores de estresse e menos inflamações. O paciente com fé tem mais recursos internos para lidar com a doença. A Neurociência é a área que se ocupa em estudar o sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento)

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:

❤️ Nos Ajude! ❤️

Seja apoiador dos Jovens Católicos

Clique Aqui e Saiba Como!


3 comentários em “Depressão na adolescência ❤️ sintomas, tratamentos e cura”

  1. Pingback: Depressão - O que é, quais os sintomas, qual tratamento?

  2. Pingback: Fim do Namoro - Como superar o fim do namoro?

  3. Pingback: Suicídio o que é, sintomas, lado espiritual, comportamentos, tratamentos...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre Para Nosso Grupo de Notícias no Whatsapp



Recomendamos