Dia Nacional da Juventude no Brasil

DNJ 2014: Tudo sobre o Dia Nacional da Juventude

Como formar um grupo jovem na igreja católica
DNJ 2014  - Dia Nacional da Juventude no Brasil
DNJ 2014 – Dia Nacional da Juventude

Você sabe o que é o DNJ 2014 – Dia Nacional da Juventude?

É um dia do ano, nas paróquias e dioceses de todo o Brasil, dedicado exclusivamente aos jovens. Tudo começou no início dos anos 80, através da iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em decretar o ano de 1985 como o ano da Juventude.

Assim, a Pastoral da Juventude se comprometeu em dedicar um dia, todos os anos, para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ 2014), enxergando no decreto da ONU, uma oportunidade que poderia ser oferecida aos jovens do Brasil em ter sua voz e espaço próprio nas comunidades e paróquias.

Os jovens são incentivados também a ter participação mais ativa, através de eventos voltados especificamente para eles, suprindo a necessidade que a Igreja apresenta em procurar abrir mais espaço para o jovem, em atitudes e gestos concretos de acolhimento e valorização, principalmente aos jovens em situação de risco, mais carentes e mais necessitados dessa acolhida fraternal por parte da Igreja.

Qual a importância do DNJ no Brasil para os Jovens Católicos?

É um dia muito esperado por milhares de jovens em suas paróquias, sendo o evento mais importante da PJ no país. Através da Pastoral da Juventude, eles podem fazer sua voz ser ouvida; se mobilizam e debatem questões sociais, trocando idéias e aprendendo a ter uma postura mais crítica em relação à sociedade e o mundo.

Como a espiritualidade é uma parte relevante e muitas vezes esquecida, na vida do jovem de hoje, eles são convidados a assumir um compromisso público com sua fé, reafirmando sua adesão à Igreja e sua preocupação com a Comunidade, inclusive convidando e incentivando outros jovens a participar também. O DNJ no Brasil assim, além de ser uma festa dos jovens cristãos, reveste-se de um caráter missionário.

Quando acontece o DNJ 2014?

O DNJ no Brasil é celebrado sempre no último domingo de outubro, menos em época de eleições, quando pode ser atrasado ou antecipado em uma semana. A data do DNJ 2014 é dia 19 de outubro. É um evento comemorado em todo o país. Jovens de todas as dioceses e paróquias se reúnem antecipadamente para planejar e discutir os temas e as atividades que serão conduzidas durante esse dia.

Muitas comunidades escolhem promover as Jornadas Diocesanas da Juventude (JDJ), que são encontros de formação, espiritualidade e oração, como uma forma de preparar os jovens e toda a comunidade para esse importante evento, que é uma grande festa para a Igreja e para os jovens.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Relação do Papa Francisco sobre o DNJ

Em 2013, o Dia Nacional da Juventude foi inspirado nas pregações do papa feitas na Jornada Mundial da Juventude, em julho desse mesmo ano. O Papa conclama aos jovens que sejam agentes ativos da mudança em suas comunidades, e no DNJ 2014 o desafio continua com o tema “Feitos para sermos livres, não escravos”, continuando a temática proposta na Campanha da Fraternidade 2014.

O que acontece no Dia Nacional da Juventude

O ponto alto do evento é sempre a Santa Missa, reafirmando a fé do jovem em Jesus Cristo e em Sua palavra, recebendo a Sagrada Eucaristia. A CNBB propõs, para o DNJ 2014, debates, procissões, caminhadas, vigílias de oração, enfim atividades que possam entreter os jovens e dar-lhes um novo impulso em sua vivência cristã. Porém cada diocese ou paróquia tem sua maneira de celebrar, e as programações são as mais variadas possíveis.

Tem eventos e atividades para todos os gostos, desde o trabalho voluntário, gincanas, shows de conjuntos católicos, caminhadas, prática de esportes, atividades voltadas para os jovens, promovendo um ambiente de união fraterna. Ao mesmo tempo, o evento procura se revestir de uma preocupação social.

Como a Igreja e especialmente o jovem católico, são chamados a ser evangelizadores e agentes ativos de mudança em suas comunidades, o debate, a exposição de problemas sociais são sempre promovidos. Principalmente aqueles que vem sendo objeto de discussão através das Campanhas da Fraternidade, tem sido sempre trazidos à tona nos eventos do DNJ 2014 no Brasil.

O que é discutido no DNJ

A princípio procura-se trazer o jovem a par da nossa realidade social. O jovem é sempre chamado a contribuir com sua parcela para melhorar o mundo, efetuando já aqui na Terra a construção do Novo Reino prevista por Jesus, e dado isso, as temáticas debatidas no DNJ 2014 têm a preocupação de trazer para o debate realidades de nosso país que necessitam de profundas mudanças.

Este ano, o debate do DNJ 2014 está sendo sobre o tema “Feitos para sermos livres e não escravos”, conscientizando o jovem a respeito da trágica e atual realidade a respeito do tráfico de escravos humanos. Cada diocese é incentivada a trabalhar desse tema da forma que julgar mais adequada, com debates, palestras, trabalhos voluntários, e até mesmo com denúncias desse tipo de situações. O importante é o jovem perceber que sua voz, suas ações, seu comprometimento é fundamental para que todos nós possamos construir uma sociedade melhor, com valores cristãos como igualdade, solidariedade, tolerância e harmonia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica