Encenação da Paixão de Cristo, Qual É a Origem, Importância para os Católicos, História, Roteiro Passo a Passo da Encenação da Paixão de Cristo, por que Todo Jovem Católico e o Grupo Jovem Deve Participar
100 MEDALHAS CATÓLICAS da shopee

Encenação da Paixão de Cristo – 29 de março

No dicionário católico: Encenação da Paixão de Cristo – A representação dramática da Paixão de Cristo em formas religiosas, artísticas e populares. E apareceram originalmente como parte do ritual da Igreja, primeiro em latim, então em alemão, e gradualmente desenvolveu na forma popular até que perderam seu caráter digno. Pelo século 17, sua apresentação estava confinada para mosteiros ou vilas isoladas. O interesse público nelas recebeu nova vida no século 19, no Tirol austríaco, no sul da Boêmia, e acima de tudo, em Oberammergau, na Baviera, onde agora um drama literário mundialmente famoso é representado com música e cenário apropriados. É realizado a cada 10 anos como um ato de ação de graças pela libertação da sua vila da praga.

Significado da Encenação da Paixão de Cristo para os católicos
Encenação da Paixão de Cristo e sua importância para os católicos

Origem da Encenação da Paixão de Cristo

A encenação da Paixão de Cristo, drama religioso de origem medieval, lidando com o sofrimento, morte e Ressurreição de Cristo.

As primeiras peças da Paixão, em latim, consistiam de leituras do Evangelho com seções poéticas interpoladas sobre eventos da Paixão de Cristo, e assuntos relacionados, como vida de Maria Madalena e arrependimento, a ressurreição de Lázaro, a Última Ceia, e o lamento da Virgem Maria.

Uso do vernáculo nestas interpolações levou ao desenvolvimento de peças vernaculares independentes, sendo os primeiros exemplos sobreviventes em alemão.

Tais peças foram de início apenas prelúdios para apresentações dramáticas da Ressurreição. A introdução de Satanás, que se tornou típico das peças alemãs e tchecas, e portanto, das representações introdutórias da queda de Lúcifer e Queda do Homem, e das cenas do Antigo Testamento, e do Juízo Final, levaram ao desenvolvimento das peças cíclicas semelhantes aos ciclos de Corpus Christi.

Pelo século 16, muitas das peças da Paixão, degredadas por influências seculares, tinham degenerado em meros entretenimentos populares, cheios de palhaçada e bufonaria grosseiras. Muitas foram proibidas pelas autoridades eclesiásticas, e muitas mais foram suprimidas após a Reforma.

Uma peça famosa da Paixão a sobreviver no século 21 é a realizada em Oberammergau, nos Alpes da Baviera. As peças da Paixão originaram no século 14 pela Igreja Católica a partir da tradição de cantar os Evangelhos em diferentes partes na Sexta-Feira Santa.

E foi inicialmente realizada em latim e depois em alemão e outras linguagens vernáculas. Em tempo, as peças evoluíram para forma mais dramática do que litúrgica, envolvendo adereços elaborados e ação bem ensaiada por até 200 atores. Mais tarde, outros grupos cristãos começaram a escrever e apresentar peças da Paixão.

Conforme a Igreja celebra a Semana Santa e recorda de maneira especial o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo, os católicos ao redor do mundo recorrem a representações artísticas destes eventos para que possam se tornar mais realistas e comoventes nas suas vidas.

Imagens e filmes sobre a Paixão podem ser parte deste esforço, como são as encenações ao vivo, ou “Peças da Paixão”, realizadas em locais em todo o mundo.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos
Origem, significado e importância da Paixão de Cristo no catolicismo
Veja a origem da Encenação da Paixão de Cristo e qual seu significado no catolicismo

Partes da Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo

  • Tentação no deserto.
  • Judas no Sinédrio.
  • Enforcamento de Judas.
  • Julgamento no Sinédrio.
  • Julgamento por Pilatos – Primeira parte.
  • Julgamento por Herodes.
  • Julgamento por Pilatos – Segunda Parte.
  • Açoite.
  • Sentença de Pilatos.
  • Reflexão sobre Jesus flagelado.
  • Via Sacra.
  • Crucificação.
  • Retirada das cruzes.
  • Ressurreição.

Você pode curtir isso:

Celebrações no Brasil

A história da Paixão de Cristo no país é muito popular, encenada de norte a sul, e ano após anos, mesmo assim, emociona e encanta os católicos.

Uma das datas de maior importância aos católicos no planeta inteiro, a Semana Santa.

No Agreste de Pernambuco, em Nova Jerusalém, foi apresentado o último espetáculo da temporada, que estava aberta fazia 1 semana.

O maior teatro ao ar livre do mundo, sediado no município de Brejo da Madre de Deus, de acordo com o Guinness Book, a versão repleta de efeitos especiais e luzes apresenta, com consagrados atores do teatro e televisão.

O ator Klebber Toledo em um ano interpretou Jesus Cristo, e quantidade superior a 10 mil pessoas cada apresentação acompanham.

A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, pela primeira vez encenada no ano de 1968, em vila pequena, atualmente tem cidade-teatro na área de 100 mil metros quadrados construída, rodeada pelas muralhas de pedras, além de 70 torres que têm em torno de 7 m de altura, mais 9 palcos, reproduzindo Jerusalém no século I.

A Via Sacra, em Minas Gerais, cidade de Ouro Preto, é manifestação tradicional da histórica cidade, tão marcada pela fé católica, com imponentes e lindas igrejas barrocas.

As celebrações milhares de fiéis levam para as ruas. Patrimônio histórico da humanidade, o município, reconhecido pela Unesco, de fato resgatou tradição de Procissão do Fogaréu, desde época colonial promovida, no entanto, de acordo com a Igreja, havia um século que não era representada.

No Sertão da Bahia, em Monte Santo, manifestações de fé seguiram marcadas pelas procissões que a 2 km chegavam em relação à extensão, para Santuário de Santa Cruz.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico