Igreja Católica RJ - Nossa Senhora da Candelária

Nossa Senhora da Candelária ❤️ Igreja no Rio, história completa

A Igreja de Nossa Senhora da Candelária no RJ, está localizada na Praça Pio X, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um dos lugares históricos do Centro da cidade abrigando uma quase lenda nas suas memórias e uma ocorrência específica infelizmente.

Estas e mais lembranças integram a narrativa dessa igreja. Segundo relatos, a igreja originou devido a uma promessa realizada por Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves, um casal de portugueses.

Fala-se que estas 2 pessoas, ao passo que navegavam pelo litoral carioca, enfrentaram tempestade severa. Quando estavam desesperados fizeram uma promessa, falando que ao sobreviver ergueriam uma capela, de fato, à Nossa Senhora da Candelária.

Já que escaparam da morte, eles decidiram cumprir esta promessa. No ano de 1609 deram início à construção da capela singela onde fica hoje a Igreja da Candelária. Em 1710, mais de um século após, como ocorreu com mais templos católicos do Rio de Janeiro, passava o prédio pela reforma. Porém, o templo demandava uma ampliação.

Igreja Católica RJ - Nossa Senhora da Candelária
Igreja de Nossa Senhora da Candelária no Rio de Janeiro

Planos para Uma Nova Igreja da Candelária

Francisco João Roscio, sargento-mor, era um engenheiro militar de Portugal, e na realidade, desenhou os planos à igreja nova. Em 1775 iniciavam as obras. Foi usada a pedra extraída no Morro da Nova Sintra, da Pedreira da Candelária, no bairro do Catete.


Recomendamos



A obra passou a ser muito importante na época, sendo assim a reinauguração acontecendo no ano de 1811, a igreja estava inacabada ainda. Dom João VI, futuro rei de Portugal e príncipe-regente, participou nessa cerimônia.

O peso da reforma era tamanho, que foram esculpidos os altares dentro da igreja pelo Mestre Valentim, portanto, artista respeitado de estilo rococó da cidade carioca. Mas, tais peças em reformas posteriores foram substituídas.

Você também pode gostar:

Para a Igreja da Candelária, a inspiração do desenho foi nas obras do barroco português, como Basílica da Estrela e Igreja do Convento de Mafra, na capital de Portugal. A Candelária representa obra genuína de arte da arquitetura do Brasil, e possui mais um atrativo enorme.

Ou seja, a fachada deste prédio é direcionada à Baía de Guanabara, que correspondeu já a uma via principal de entrada ao Rio de Janeiro. Depois de anos da inauguração desse templo, passava a ter 3 naves, o projeto inicial, que apenas contava com uma nave.

Houve substituição da nave construída anteriormente, no entanto, foi mantida a fachada original pertencente ao projeto de Roscio. Em torno de 1856, foi encerrada esta reforma.

Dentro da Nossa Senhora da Candelária
Dentro da Igreja da Candelária no Rio de Janeiro

Igreja de Nossa Senhora da Candelária no Rio de Janeiro – Reforma da Cúpula do Transepto

Mesmo com tudo seguindo bem, havia uma dificuldade. A parte do edifício de 1 ou mais naves atravessando o principal corpo próximo ao coro e que confere a planta em cruz para o prédio, trata-se da cúpula do transepto, a reforma da cúpula correspondia a um problema significativo à engenharia naquela época que tinha menos recursos modernos.

Profissionais estrangeiros e brasileiros importantes foram convocados à solução do problema. E de fato, arquitetos como Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, Justino de Alcântara, o alemão Carl Friedrich Gustav Waehneldt, Daniel Pedro Ferro Cardoso, atuaram para que ficasse tudo pronto no ano de 1877. A cúpula da Candelária ao ser finalizada representava a mais alta construção do Rio.

Seguiu a decoração interna, começada 1 ano após, o modelo neorrenascentista italiano, apresentando revestimento de mármores policromados italianos em colunas e paredes, a afastar-se desta forma de modelos vigentes em fase colonial. Antônio de Paula Freitas foi responsável pelo desenho interior, com Heitor de Cordoville.


Adquira sua

🥇 MEDALHA DE SÃO BENTO 🥇

ORIGINAL

Clique Aqui e Peça a Sua!


Já as pinturas murais pelo interior são percebidas como obra prima do pintor e também professor da Academia Imperial de Belas Artes, João Zeferino da Costa. Ele teve auxílio dos pintores Oscar Pereira da Silva, Henrique Bernardelli, e GiambattistaCastagneto, este um italiano.

Durava anos o trabalho destes artistas, atingindo êxito aclamado. E em 1901, as portas de bronze foram instaladas na entrada desta igreja, portanto, obra de Teixeira Lopes, de Portugal.

Cúpula da Igreja daCandelária no Rio de Janeiro
Cúpula da Igreja de Nossa Senhora da Candelária no Rio de Janeiro

O que Foi a Tragédia Chamada de O Massacre da Candelária?

Chacina da Candelária foi o crime que ocorreu em 1993, no dia 23 de julho, anteriormente à meia-noite, pararam um táxi e um Chevette de placas cobertas na frente da Igreja de Nossa Senhora da Candelária no RJ.

Os seus ocupantes contra dezenas de indivíduos atiraram, sendo a maior parte de adolescentes estas vítimas, que dormiam na área. Morreram 8 pessoas, a incluir crianças, mais tarde as investigações entenderam que eram milicianos os autores destes disparos.

O que foi o Massacre da Candelária no Rio de Janeiro - RJ
O que foi o Massacre da Candelária

Nossa Senhora da Candelária – Primeira Aparição

Nossa Senhora da Candelária é a padroeira das Ilhas Canárias, e é um dos nomes dados para a Santíssima Virgem Maria. Em 1594, Fray Alonso de Espinosa registrava uma lenda acerca de uma imagem de Maria, em que a mesma carrega em sua mão direita uma criança e na mão esquerda, uma vela verde.

Foi achada a estátua na praia de Chimisay, Guímar, no ano de 1392, por 2 pastores. Um dos pastores, no fato, tentava acertar uma pedra nesta imagem, porém, não teve êxito já que o braço dele ficou paralisado.

O outro pastor se esfaqueou tentando esfaquear a imagem de Maria. Estes pastores falaram acerca do ocorrido para o rei local e retornaram para a imagem, no entanto, agora com temor e reverência. Após isso, a imagem seguiu para Cueva de Chinguaro, local em que o rei ficava.


Recomendamos



Depois que cristãos chegaram à ilha, foi carregada a estátua da Virgem a Cueva de Achbinico, onde fica atualmente a cidade de Candelária. Bartolomé García Jiménez, bispo das Canárias, construía o primeiro santuário com dedicação para a Virgem.

Iniciava a construção em 1668, para acabar em 1672. Este santuário era bastante amplo, com 3 naves e também uma torre bem alta. Mas, o templo num incêndio veio abaixo, em 1789. Após as Ilhas Canárias, chegava à América a devoção à Virgem.

Siga a gente @JovensCatolicosOficial

❤️ Nos Ajude! ❤️

Seja apoiador dos Jovens Católicos

Clique Aqui e Saiba Como!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre Para Nosso Grupo de Notícias no Whatsapp



Recomendamos