Dia de Quarta Feira de Cinzas 2023 é feriado para os católicos, o que significa
100 MEDALHAS CATÓLICAS da shopee

Quarta Feira de Cinzas 2023 ❤️ o que significa, origem, é feriado

Entre as belas, significativas e solenes cerimônias da Igreja Católica está a reunião dos fiéis na Quarta Feira de Cinzas 2023. Quarta-feira de Cinzas é dia sequente ao Carnaval 2023, denominado também de Dia das Cinzas, não se trata de feriado, porém, é ponto facultativo até às 14 horas.

Este dia especial começa a jornada quaresmal dos católicos. É o início dos 40 dias de oração, penitência, e esmola enquanto as pessoas se preparam para celebrar a ressurreição do Senhor Jesus Cristo no Domingo de Páscoa. Mas qual o motivo de a Quaresma começar na quarta-feira, e qual é o significado das cinzas?

Quarta Feira de Cinzas 2023

Quarta Feira de Cinzas foi adicionada ao calendário litúrgico logo após que a temporada penitencial de 40 dias da Quaresma se tornou a norma em toda a Igreja latina.

A Quaresma, por vez, foi estabelecida universalmente após apenas a Igreja primitiva ter estabelecido a data da Páscoa.

A questão foi esclarecida no famoso Concílio de Nicéia, em 325, onde “todas as Igrejas concordaram que a Páscoa, a Páscoa cristã, deve ser celebrada no Domingo seguindo a primeira lua cheia, após o equinócio vernal”, Catecismo da Igreja Católica.

O equinócio vernal, primavera, geralmente cai em 21 de março, assim a data de Páscoa na Igreja ocidental pode ocorrer a qualquer momento entre 22 de março e 25 de abril.

Quarta Feira de Cinzas 2023 é feriado, devo ir a missa católica
Quarta Feira de Cinzas 2023 é feriado, pode comer carne, qual significado das cinzas na testa

Quaresma na Igreja Primitiva

A palavra Quaresma é do termo antigo inglês, ou seja, primavera, e pelo segundo século, o termo foi sendo usado para descrever o período de jejum individual, esmola e oração, em preparação para Páscoa.

Entre cristãos dos primeiros 3 séculos, apenas aqueles desejando pelo batismo, os catecúmenos, observavam um período definido de preparação, e esse tempo durava apenas 2 ou 3 dias.

A ideia da Quaresma 2023 sendo 40 dias de extensão evoluiu ao longo dos próximos séculos, e é difícil estabelecer o tempo preciso de quando começou.

Entre os cânones emitidos pelo Concílio de Nicéia, os líderes da Igreja, no Cânon Cinco, fizeram referência para Quaresma: “e que estes sínodos seja realizados, aquele antes da Quaresma que o dom puro possa ser oferecido para Deus após toda amargura for colocada longe, e deixe o segundo ser realizado no outono”.

A linguagem deste cânon parece validar que a Quaresma, de alguma forma, foi estabelecida e aceita pela Igreja no século 4. Embora o momento exato e extensão da Quaresma antes e após Concílio de Nicéia não serem claros, o que é certo dos documentos históricos é que cristãos celebravam um período de Quaresma para se preparar para Domingo da Ressurreição e usavam variedade de caminhos para fazer assim.

Que a Quaresma evoluiu em período de 40 dias de duração não é surpresa já que há vários eventos bíblicos que também envolviam 40 dias. Moisés esteve no Monte Sinai recebendo instruções de Deus para esse número de dias, ver Êxodo 24:18, por exemplo.

Você pode Curtir isso:

Quarta feira de Cinzas 2023 e o significado das cinzas na testa

A Igreja há muito usa as cinzas como um sinal externo de luto, uma marca da humildade, luto, penitência e moralidade.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

O Antigo Testamento é cheio de histórias descrevendo o uso de cinzas de tal maneira. No Livro de Jó, Jó se arrependeu diante de Deus, “Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza”, Jó 42:6.

Daniel, “E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.”, Daniel 9:3.

Jonas pregou conversão e arrependimento para o povo de Nínive, Jonas 3:6, “Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.”.

E o exército de Macabeus se preparou para a batalha, 1 Macabeus 3:47, “Jejuaram naquele dia, vestiram-se com sacos, cobriram a cabeça com cinza e rasgaram suas vestes”. Cinzas eram impostas aos primeiros catecúmenos quando começaram sua preparação para batismo.

Pecadores confessos daquela época também eram marcados com cinzas como parte do processo público de penitência. Outros cristãos batizados começaram a pedir para receber cinzas como forma similar aos catecúmenos e penitentes.

Homens cristãos tinham cinzas aspergidas sobre a cabeça enquanto as cinzas eram usadas para traçar a cruz na testa das mulheres. Assim, o uso das cinzas como sinal de penitência, em preparação para Páscoa, estava se tornando uma prática em toda a Igreja.

Durante o papado de São Gregório Magno, a prática foi expandida e é mencionada no Sacramentário Gregoriano do século 6. Em torno do ano 1000, abade Aelfric, do mosteiro de Eynsham, na Inglaterra, escreveu: “Nós lemos nos livros, na Antiga Lei e na Nova, que os homens que se arrependeram de seus pecados se cobriram com cinzas e vestiram seus corpos com pano de saco. Agora vamos fazer isso no início da nossa Quaresma, que espalhamos cinzas sobre nossas cabeças, para significar que devemos nos arrepender de nossos pecados durante a festa da Quaresma”.

Este mesmo rito de distribuição das cinzas na quarta-feira que começa a Quaresma foi recomendado para uso universal por Papa Urbano II no Sínodo de Benevento em 1091.

Então, ao ir à missa cedo na Quarta-feira de Cinzas de manhã e receber as cinzas abençoadas na testa, estão repetindo um ato sombrio e piedoso que católicos têm se submetido por mais de 1500 anos.

Como “The Liturgical Year, Septuagesima”, por abade Gueranger, escrito em meados dos anos 1800, coloca: “Nós estamos entrando, hoje, em uma longa campanha de guerra de que falam os apóstolos: 40 dias de batalha, 40 dias de penitência. Não nos tornaremos covardes, se nossas almas puderem ser impressionadas com a convicção que a batalha e penitência devem ser realizadas. Escutemos a eloquência do rito solene que abre nossa Quaresma. Vamos para onde nossa mãe nos levar, isto é, para cena da queda”.

Como todos antes, as pessoas abraçam sem hesitar este convite para santidade, este momento de afastar-se do pecado.

São parte da grande nuvem de testemunhos que através dos tempos vestiram as cinzas, reconhecendo publicamente que são cristãos, cristãos que pecaram e buscam se arrepender. Reconhecem que “são pó e ao pó voltarão”.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


4 comentários em “Quarta Feira de Cinzas 2023 ❤️ o que significa, origem, é feriado”

  1. Pingback: Carnaval - É pecado pular Carnaval, Como devo me portar nessa data?

  2. Pingback: Quaresma para o Jovem Católico, como viver bem o tempo da Quaresma?

  3. Pingback: Quaresma significado, jejum e MUITA oração - Veja como se portar!

  4. Pingback: Quaresma Católica, saiba o significado e o tamanho da sua importância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico