Sintomas de Depressão Alta, É Doença, É Hereditário ou Genético, Jovem Católico pode Ter Depressão Alta, É Falta de Deus, Quais os Sinais e Sintomas de Depressão Alta e Como Tratar para Ficar Curado, Como Ajudar Quem Tem Depressão Alta

Sintomas de depressão alta ❤️ como tratar para ficar curado

Banner dos Santos Terços Católicos

Sintomas de depressão alta? A depressão é mais do que apenas uma tristeza ocasional que muitas pessoas vivenciam de tempo em tempo.

É uma doença caracterizada por tristeza persistente, fadiga, e desesperança que restringe a capacidade da pessoa de realizar suas atividades diárias normais.

E pode contribuir para problemas de relacionamento, dor física, e doença. A causa da depressão pode ser biológica, situacional, ou uma combinação de ambas.

Em qualquer ano dado em torno de 7% de adultos, 2.5% de crianças, 8.5% de adolescentes, e 15% de idosos vão sofrer de um episódio de depressão.

Se está sofrendo de depressão, ou conhece alguém que esteja, deve saber que a depressão é uma condição séria que é tratável.

A pesquisa indica que uma combinação de terapia e medicação muitas vezes produz os melhores resultados. É quase impossível pensar, desejar, aguardar, ou rezar para sair da depressão.

2 das Formas Mais Comuns de Depressão

As 2 das formas mais comuns de depressão são transtorno depressivo maior e transtorno depressivo persistente, com os sintomas de depressão alta:

  • Transtorno depressivo maior é caracterizado por uma combinação de sintomas que interferem com a capacidade da pessoa de trabalhar, dormir, estudar, comer, e aproveitar das atividades que uma vez gostava. A depressão maior é incapacitante e impede a pessoa de funcionar normalmente.
  • Transtorno depressivo persistente é caracterizado por sintomas de longo prazo, 2 anos ou mais, mas sintomas menos severos, que podem não incapacitar uma pessoa, mas impedir de que funcione normalmente ou sinta-se bem. As pessoas com transtorno depressivo persistente podem também vivenciar um ou mais episódios de depressão maior durante sua vida.

Outras formas de depressão incluem transtorno afetivo sazonal, que se caracteriza por início de uma doença depressiva durante os meses de inverno; transtorno bipolar em que a depressão alterna com períodos de euforia emocional; depressão pós-parto, caracterizada por um episódio depressivo maior um mês depois do parto; e depressão sênior, que está ligada com desafios do envelhecimento e ocorre em torno de 15% das pessoas com mais de 65 anos de idade.

Sintomas de Depressão Alta

Os sintomas da depressão alta podem variar de leves a severos e podem incluir:

  • Sensação de tristeza ou ter humor deprimido.
  • Perda de interesse ou prazer em atividades que uma vez gostava.
  • Mudanças no apetite – emagrecimento ou ganho de peso não relacionado com dieta.
  • Problema para dormir ou dormir muito.
  • Perda de energia ou fadiga maior.
  • Aumento da atividade física sem propósito, ou movimentos lentos ou fala.
  • Sensação de não ter valor ou culpa.
  • Dificuldade em pensar, se concentrar ou tomar decisões.
  • Pensamentos de morte ou suicídio.

Sintomas devem durar ao menos 2 semanas e devem representar uma mudança no nível anterior de funcionamento para diagnóstico de depressão.

Além disso, condições médicas podem simular sintomas de depressão, então é importante descartar causas médicas gerais.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

O que Fazer para se Curar?

A depressão pode ou não ser acompanhada por pensamentos de suicídio ou intenção de cometer suicídio.

  • Se tentou ou está se preparando para cometer suicídio, buscar ajuda imediatamente, ir para um hospital.
  • Se tiver pensamentos sobre se machucar ou cometer suicídio, buscar ajuda profissional de saúde mental imediatamente.
  • Se estiver sofrendo de depressão aguda, persistente ou ocasional, mas recorrente, o que impede de funcionar normalmente na vida cotidiana, deve contatar o médico, um profissional de saúde mental, ou organização local de saúde mental.

Os serviços de aconselhamento com base na fé podem também oferecer aconselhamento ou encaminhamentos. Lembrar-se que uma combinação de terapia e medicação geralmente se provou ser mais eficiente em tratar depressão do que qualquer um deles por conta própria.

Ser cauteloso em aceitar medicação de qualquer fornecedor sem consultar um profissional de saúde mental; sempre perguntar sobre efeitos colaterais possíveis e outras opções se um fornecedor sugere a medicação.

Você pode curtir isso

Sintomas da Depressão Alta e a Fé Católica

Em um discurso para conferência do Vaticano sobre depressão, Papa João Paulo II notou que , “depressão é sempre uma provação espiritual”.

Ele disse que as pessoas sofrendo de depressão precisam de ajuda “para redescobrir sua autoestima, confiança em suas próprias habilidades, interesse no futuro, e o desejo de viver”.

Para elas, “como para todos mais”, o Papa notou, “contemplar Cristo significa se deixar ser ‘olhado’ por Ele, uma experiência que abre a pessoa para esperança e a convence a escolher a vida”.

Os bispos católicos da Califórnia, em sua carta pastoral de 2018, “Esperança e Cura”, reconheceram que a doença mental “é uma fonte de sofrimento profundo para muitos”. Como cristãos, os bispos escreveram, “nós acreditamos que o sofrimento e morte de Cristo na cruz dão sentido para nossa angústia”, e “nossa fé católica não promete uma vida livre de sofrimento ou aflição”.

Por esta razão, “nós não devemos esperar que a oração, leitura da Escritura, ou sacramentos, vão curar os transtornos mentais ou aliviar todo sofrimento emocional. Enquanto a fé cristã e a vida sacramental da Igreja ofereça a nós a esperança e força espiritual para suportar qualquer sofrimento que Deus permite, nós reconhecemos que nem todas as aflições podem ser evitadas e nem todas as doenças podem ser curadas”.

Os bispos concluíram, “Nós temos o dever como cristãos para estender as mãos aos doentes, acompanha-los e fazer tudo que nós pudermos para curar ou reduzir seu sofrimento. Como o corpo de Cristo, nós somos chamados para ajudar a aliviar os fardos que surgem das aflições mentais”.

Oração Contra Depressão – Santo Inácio de Loyola

Ó Cristo Jesus, quando tudo é escuridão e nós sentimos nossa fraqueza e desamparo, dê-nos a sensação da Tua presença, Teu amor, e Tua força. Ajude-nos a ter confiança perfeita em Teu amor protetor e poder fortalecedor, assim nada possa nos assustar ou preocupar, pois, vivendo perto de Ti, nós veremos a Tua mão, Teu propósito, Tua vontade, através de todas as coisas.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica