Sustentabilidade Ambiental, Qual o Principal Objetivo, Importância, Como a Igreja Católica Se Envolve com Isso, Como o Jovem Católico Pode Ajudar na Sustentabilidade Ambiental

Sustentabilidade ambiental ❤️ exemplos, qual relação com igreja

Medalhas de São Bento Originais

A definição para sustentabilidade ambiental é a capacidade de usar os recursos do presente, comprometendo a integridade, disponibilidade ou forma destes recursos no futuro. Ou, sustentabilidade ambiental é a habilidade de existir constantemente.

E poderia ser:

  • O estudo de como funcionam os sistemas naturais, e permanecem diversos e produzem tudo que precisa para ecologia ficar equilibrada.
  • Reconhece como a civilização humana usa estes recursos para vida moderna, e que estes recursos podem se esgotar.
  • Diz que sustentabilidade não é apenas sobre o ambiente, é sobre a saúde da sociedade para assegurar que ninguém ou nenhuma área sofra conforme um resultado da legislação ambiental, examinando os efeitos no longo prazo ambientais e o que pode ser melhorado. Isso é importante porque tem uma ideia inter-relacionada de cuidar do meio ambiente, o impacto humano no ambiente, e como pode ser consertado, com mudanças para o comportamento humano e políticas que afetam o meio ambiente.
  • Se ocorrer em campos fora do espaço ambiental, incluindo sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Como o Jovem Católico Pode Ajudar na Sustentabilidade Ambiental

O ensino social católico, que está enraizado na Escritura e tradição da Igreja, é um instrumento de evangelização e expressa a doutrina social da Igreja delineando princípios éticos para guiar o desenvolvimento de uma sociedade moralmente justa.

Estes princípios são particularmente aplicáveis para muitas questões desafiadoras sociais, políticas, econômicas e ecológicas dos tempos atuais. Existem 3 temas do Ensinamento Social Católico que se aplicam de maneira particular para a preocupação da Igreja com o meio ambiente.

Primeiro, a preocupação para o meio ambiente chama os católicos a respeitar a vida humana e dignidade. Segundo, conforme o mundo se torna cada vez mais interdependente, há um chamado para promover o bem comum e a virtude da solidariedade.

Finalmente, no cuidado com o meio ambiente, os católicos têm uma responsabilidade especial para os pobres e vulneráveis, que são os mais afetados e menos ouvidos.

Há 3 áreas amplas de sustentabilidade que são consideradas a frase mais aplicável no sentido de cuidados com a Terra e ensinamentos católicos:

  • Proteção Ambiental – Deve colocar importância significativa e foco no cuidado da criação, proteção ambiental, restauração e reparo. As interações ambientais humanas não são apenas sustentáveis, se não destroem o ambiente; as pessoas podem também corrigir erros anteriores para melhora-lo também.
  • Desenvolvimento Social – O bem-estar humano e social básico é necessário para certificar que todas as pessoas têm necessidades básicas, saúde protegida e aproveitem de boa qualidade de vida em seu ambiente, e aqueles para futuras gerações, os princípios do Ensinamento Social Católico sustentam o desenvolvimento social sustentável.
  • Desenvolvimento Econômico – Importante porque a sustentabilidade sem o desenvolvimento econômico é mais dependente dos bons corações das pessoas, ou uma motivação diferente do dinheiro. O desenvolvimento econômico sustentável permite pela justa transição e crescimento das indústrias e fluxos de dinheiro, e estes canais têm o poder de lidar com as injustiças ambientais e sociais. As iniciativas de sustentabilidade econômica podem convencer as pessoas a investir recursos, e é um forte agente para mudança positiva.

Você pode curtir isso:

Papa Francisco e Sustentabilidade

Simples, a taxa humana de uso de recurso e consumo não é sustentável. O Papa Francisco chama os católicos a refletir sobre o próprio hábito de consumo, e estilo de vida.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Cada esforço para proteger e melhorar o mundo implica mudanças profundas no “estilo de vida, modelos de produção e consumo, e estruturas estabelecidas de poder que hoje governam as sociedades”.

As pequenas mudanças no estilo de vida são uma parte importante deste processo. Por exemplo, consumo reduzido, recursos reciclados, cultivados em casa, ou localmente, e cultivo em estação, são maneiras simples de lidar com os conceitos importantes de sustentabilidade. Estas pequenas ações cada um pode fazer, sendo ações imediatas, pelo meio ambiente.

Como sempre, Laudato Si (2015) discute maneiras em que as pessoas podem cuidar do lar comum, o planeta, e identificar o que podem empreender para fazer do meio ambiente mais sustentável.

A Igreja ensina que a Terra é feita por Deus, com Salmo 24:1 dizendo: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.”.

A sustentabilidade é importante para os católicos porque os impactos no meio ambiente vão afetar a humanidade e os meios de subsistência. Como católicos, devem ouvir à mensagem de Laudato Si (2015).

É o motivo de ser importante e de haver ênfase na sustentabilidade em tempos atuais. Como católicos, e como humanidade em geral, são chamados a cuidar da Terra, e assim devem mudar as ações para certificar que cumpram as ordens de Deus para cuidar da criação que Ele ofereceu para todos.

Tema da Campanha da Fraternidade – Meio Ambiente

A Campanha da Fraternidade 2017 trouxe o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”. E em 2011, a Campanha da Fraternidade teve o tema, “Fraternidade e a vida no planeta”.

Siga o Perfil Oficial no Instagram do Jovens Católicos Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp